Como escolher cadeiras de rodas elétricas?
Primeiramente, é importante perceber que tipo de cadeira é a melhor para si. Como tal, esta pode ser uma das perguntas que mais se questiona. No entanto, com a nossa ajuda, tornar-se-á muito fácil de responder. Isto porque, existem inúmeras cadeiras de rodas no mercado, com diferentes características. É importante ter em conta as suas medidas, funções elétricas e acessórios, que tornem a cadeira o mais personalizada a si. Para além de outros fatores, igualmente importantes.
Que tipo de tração é a mais adequada às minhas necessidades?
Depois, dentro da variedade de cadeiras de rodas disponíveis no mercado, existem 3 tipos de tração. Ou seja, a localização da roda motriz, nomeadamente tração Traseira, Central e Dianteira. Dependendo do tipo e local de utilização, esta escolha pode ser mais ou menos fácil, mas, primeiramente, achamos importante que experimente, e sinta com qual destas trações se sente mais confortável, pois a manobrabilidade da cadeira será completamente diferente.
Que funções elétricas existem e quais são as que necessito?
A largura total da cadeira de rodas tem influência na largura das portas do seu dia-a-dia. Neste caso, é fundamental tirar a medida da largura das portas onde a cadeira terá que passar para depois se escolher a cadeira de rodas com a largura total adequada. A largura total da cadeira de rodas está diretamente relacionada com a largura do assento. Quanto maior for o assento maior será a largura total.
Relativamente às funções elétricas, as cadeiras de rodas elétricas que existem no mercado podem ter elevação do assento, verticalização, basculação ou reclinação. Estas possibilidades vão influenciar o seu conforto na cadeira, assim como a condução e utilização da mesma. Com a reclinação e basculação conseguimos realizar alterações posturais, para alívio de zonas de pressões. Assim como, podemos facilitar e aumentar a estabilidade durante a condução da mesma.
Por outro lado, com a verticalização e elevação, conseguimos incrementar a autonomia individual, assim como a parte social do utilizador. Para além disso, permite que consiga chegar, por exemplo, a sítios mais altos e estar ao mesmo nível de altura dos seus colegas de trabalho. Além de que, a nível estrutural, a verticalização é também muito importante para a circulação sanguínea a nível dos membros inferiores. Tal como, para evitar zonas de pressão, sendo recomendado para alguns casos fazer esta posição algumas vezes ao dia. Por último, poderá também ter elevação elétrica do apoio de pés, para casos mais concretos de patologias que necessitem desta posição.
Para além disto, há que considerar que existem cadeiras de rodas elétricas para pequenas voltas no seu dia-a-dia. Ou ainda para percursos mais longos e em caminhos mais difíceis. Ideais para o interior ou exterior de casa, tanto para idosos, como para pessoas mais ativas ou para casos de mobilidade reduzida grave.
Cada caso é um caso e, por isto, é que os nossos técnicos, qualificados e certificados pelas marcas que comercializamos, estão disponíveis para ajudá-lo da melhor forma. Assim, aconselhamos a realização de uma avaliação, onde poderá experimentar vários modelos de cadeiras de rodas elétricas. Desta forma, irá permitir saber qual será a solução que mais se adequa a si, às suas necessidades, características e dia-a-dia. Marque já a avaliação aqui!