É utilizador de cadeira de rodas e pretende continuar a ser autónomo e levar uma vida ativa?
As cadeiras de rodas leves e ultraleves oferecem essa possibilidade. Com a opção de terem chassis rígidos ou encartáveis, de diferentes materiais mais leves, mas igualmente resistentes, como o alumínio, carbono e titânio, consegue manter a sua atividade e autonomia.
Existe uma ampla gama de cadeira de rodas, que se diferenciam pelo baixo peso, pelo seu design e adaptabilidade às necessidades de cada pessoa com mobilidade reduzida. Nós, na Ergométrica trabalhamos diariamente com as principais marcas do mercado europeu: Kuschall, Quickie e RGK.
Como escolher a melhor cadeira de rodas leve e ultraleve para si?
Deverá ter em conta o seu estilo de vida, e os locais onde vai utilizar a sua cadeira de rodas.
O tipo de material e o tipo da estrutura da cadeira de rodas irá influenciar o peso da mesma, a performance e o conforte. Outros acessórios deverão ser também tomados em consideração, pois irão alterar o peso.
O nosso conhecimento técnico sobre as cadeiras de rodas e a experiências que conhecemos de muitos utilizadores nossos clientes, poderão ser informação preciosa para a sua avaliação. Fale connosco que nós ajudamos.
Qual a diferença entre cadeira de rodas de chassis rígido e de chassi dobrável?
A escolha do tipo de chassi vai fazer a diferença no peso da cadeira de rodas, na sua arrumação e durabilidade. Quando temos um chassi rígido, sem possibilidade de ajustes, o chassi da cadeira é uma peça única, em bloco, que tem um número inferior de articulações, parafusos e outros tipos de componentes. Isto torna a sua cadeira de rodas mais leve e mais resistente.
Uma cadeira de rodas de chassi encartável, a estrutura do quadro pode ser de um material mais leve, mas sendo possível fechar a cadeira, e realizar alguns ajustes, como o centro de gravidade, alturas e ângulos, são vantagens que terão a sua contrapartida, em mais peso e eventualmente em folgas no chassi.
Qual a diferença entre os materiais existentes no mercado?
As diferenças entre os materiais estão relacionadas com o peso, resistência, elasticidade e preço. Como características temos:
Alumínio – As cadeiras de rodas ativas em alumínio conjugam a resistência, baixo peso e também são as mais económicas dentro do mercado disponível. Existem ligas de alumínio diferentes, que variam em termos de peso e resistência.
Carbono – O carbono, tem como características ser bastante leve e resistente, mas tem uma elasticidade superior ao alumínio e ao titânio. Esta questão poderá ter vantagens e desvantagens ao utilizar a cadeira de rodas para determinadas situações.
Titânio – Um material ultraleve, com vários graus, que aumentam a sua rigidez e diminuem o seu peso. O titânio conjuga o peso ultra leve com uma enorme rigidez e resistência. As cadeiras de rodas em titânio podem ser bastantes leves. Quando o peso é um fator que determina a utilização, deve ser ponderada esta solução.
Como devo fazer para obter um orçamento para a cadeira de rodas que pretendo?
A avaliação por técnicos qualificados, que conheçam as necessidades e condicionantes do utilizador e que conheçam bem as diferentes alternativas de cadeiras de rodas leves e ultraleves, é condição chave.
Podendo não estar disponível uma cadeira de teste que responda no pormenor às exigências do utilizador, deverá ser ponderado um teste utilizando uma cadeira de demonstração com as características aproximadas do modelo pretendido.
A Ergométrica dispõe de um conjunto representativo de cadeiras de rodas leves e ultraleves, para demonstração e avaliação. Os nossos técnicos, com formações nas áreas da mecânica e ortoprótesia, com um aprofundado conhecimento das diferentes marcas e com conhecimento de muitos casos de pessoas com mobilidade reduzida, podem oferecer um conhecimento importante para o processo de decisão.
Como fazer a manutenção da minha cadeira?
Temos algumas sugestões do que pode fazer para ir conservando a sua cadeira de rodas:
- Ir controlando o ar dos pneus (no caso de pneus pneumáticos) e a sua calibração;
- Não usar óleos ou lubrificantes nos rolamentos das rodas;
- Manter o eixo de extração rápida e o recetor limpo de impurezas que possam ir acumulando;
- Manter as rodas dianteiras limpas de sujidade que vão acumulando com o tempo.
Se necessitar de uma manutenção mais completa ou de alguma peça, temos o serviço de assistência técnica, certificado pelas respetivas marcas, como Invacare e Sunrise Medical, que poderá ajudar nesse sentido.