Plataformas elevatórias para cadeiras de rodas, para todo o tipo de escadas e ambientes.
 Plataformas Elevatórias afirma 11/04/2022
Plataformas elevatórias sobre escadas e elevadores com plataforma verticais

É utilizador de cadeira de rodas e as escadas representam para si um obstáculo?

Com as plataformas elevatórias para escadas, subir e descer escadas em cadeira de rodas torna-se possível e fácil.

Com mais de 30 anos de experiência no mercado, com um portfólio diversificado de soluções, a Ergométrica possui um vasto leque de soluções ao nível das acessibilidades em edifícios, de diferentes marcas europeias, nomeadamente: Extrema, LV3, Hidral, Lehner Lifttechnik e AreaLift.

As plataformas elevatórias para cadeira de rodas podem ser instaladas tanto em escadas retas, como curvas e também em ambientes interiores ou exteriores. Estas plataformas elevador podem ainda ter um banco rebatível instalado para facilitar o uso na posição de sentado, para utilizadores sem cadeira de rodas.

Para além destas opções, existem ainda as plataformas elevatórias verticais para vencer outro tipo de desníveis, que não sobre escadas. Todas elas possuem ainda uma gama de acessórios e configurações para melhor se ajustar às suas necessidades e preferências.

Qual a diferença entre escadas retas e escadas curvas?

As escadas retas são aquelas com apenas um lance de degraus seguidos, sem interrupções por patamares intermédios ou sem desvios de direção. Por outro lado, as escadas curvas são todas as que obriguem a um desvio da guia, seja no percurso ou nas paragens superior e inferior.

Que solução é que se adequa às minhas escadas?

O primeiro passo é perceber qual o tipo de plataforma elevatória sobre as escadas é indicada para vencer a barreira existente e que esteja igualmente adequada às suas necessidades e, sendo o caso, que tipo de cadeira de rodas utiliza, como por exemplo, se se trata de cadeira de rodas manual ou elétrica. Muitas vezes, devido às reduzidas dimensões dos espaços, a instalação de uma plataforma elevatória tem de considerar os diferentes modelos disponíveis.

Que informações preciso para ter um orçamento?

O ideal para um orçamento mais fidedigno é agendar uma avaliação ao local, com um dos nossos técnicos. É também possível ter uma ideia de valores através de fotografias e/ou vídeos e algumas medidas, nomeadamente:

  • Largura e profundidade da cadeira de rodas
  • Largura útil das escadas
  • Comprimento total das escadas (medida de quina a quina de cada lance)
  • Número de curvas no percurso
  • Comprimento útil no patamar inferior (espaço para garantir estacionamento do equipamento)

Importante: nas fotografias e/ou vídeos deverá ser percetível todo o espaço envolvente das escadas, bem como os patamares superior e inferior que servem de estacionamento da cadeira.

Qual o prazo de entrega e montagem?

Os elevadores com plataforma para escadas retas, por serem um equipamento maioritariamente standard e por isso, a Ergométrica ter em stock, podem ser entregues e instalados de forma imediata. Esta instalação é realizada pelos nossos técnicos qualificados e dura no máximo 2 dias.

Relativamente às plataformas elevatórias por medida, o seu prazo de entrega varia de 5 a 10 semanas após confirmação da encomenda, dependendo do seu modelo. Neste caso, a montagem varia consoante o comprimento do equipamento e, por isso, pode demorar até 3 dias.

Qualquer uma destas montagens é uma intervenção de baixa complexidade, pois a sua instalação implica a fixação dos pés aos degraus e uma ligação a um ponto de luz.

Quanto tempo tenho de garantia? É necessário contrato de manutenção?

De acordo com a nova Lei em vigor, o prazo de garantia destes equipamentos é de 3 anos, contra defeitos de fabrico, exceto peças consideras de desgaste rápido (como baterias). Estes equipamentos não exigem um contrato de manutenção, no entanto é aconselhável a realização de uma manutenção preventiva anual para garantir uma melhor otimização do equipamento.

A Ergométrica, com a sua equipa de assistência técnica assegura a manutenção e reparação de elevadores sobre escadas das marcas: Extrema, LV3, Hidral, Lehner Lifttechnik e AreaLift.

Estes nossos serviços tem a certificação EMIE pela DGEG – Direção Geral de Energia e Geologia: EMIE – Empresas de Manutenção e Instalação de Elevadores

Principais razões para a escolha da nossa solução de plataformas elevatórias sobre escadas ou elevadores com plataforma verticais:
  • Entrega e instalação rápida, por técnicos certificados pelos fabricantes, estando a Ergométrica Certificada pela APCER com ISO 9001 e ISO 13.485 (Dispositivos Médicos)
  • Acompanhamento técnico especializado em todo o processo
  • Solução económica, segura e confortável
  • Equipamento certificado de acordo com a Diretiva de Máquinas 2006/42/CE, que cumprindo a legislação em vigor sobre a acessibilidade e condições e diretrizes a seguir em espaços e edifícios