Que tipo de camas ortopédicas ou hospitalares existem? afirma 21/09/2024

No mercado, existem atualmente três tipos diferentes de camas articuladas hospitalares, que podem ser usadas em domicílio ou em Instituições.

Que tipo de camas ortopédicas ou hospitalares existem?

O primeiro tipo são as camas articuladas manuais, são as camas mais económicas e a regulação do estrado articulado é feita por duas manivelas manuais que se encontram na peseira da cama. As manivelas são ativadas pelo cuidador. Nas camas articuladas manuais a altura do estrado ao chão é fixa e pode-se escolher os pés da cama com ou sem rodas.

O segundo tipo são as camas articuladas semi-eléctricas. Este tipo de cama articulada é semelhante à manual, sendo que a grande diferença está na regulação elétrica da cama, através de um comando multifunções que pode ser usado facilmente pelo utilizador. Neste caso, a altura desta cama é fixa.

Por último, temos o terceiro tipo, as camas articuladas elétricas com regulação em altura. As camas articuladas elétricas são as mais completas e utilitárias. A grande vantagem face aos outros tipos de camas, é a possibilidade de regulação da altura do estrado ao chão, que facilita a entrada e saída do utilizador da cama e a prestação dos cuidados ao paciente por parte dos cuidadores fica mais facilitada. Quando há necessidade de uma altura ao chão o mais baixo possível, devido a certas condições clínicas como o Alzheimer, existem modelos com essa característica (cerca de 28 cm do estrado ao chão).

Movimentos de Trendelenburg e Anti-Trendelenburg (inclinação de toda a cama) são complementos para um bom posicionamento e em situações de edemas (inchaço) dos membros inferiores.

Notícias Relacionadas