Cadeiras de rodas manuais em aço ou alumínio adaptáveis às suas necessidades para vencer as suas dificuldades diárias.
Cadeiras de rodas Manuais afirma 01/04/2022
Cadeiras de rodas manuais

As cadeiras de rodas manuais que apresentamos são acompanhadas pela qualidade do produto, seriedade e profissionalismo no serviço. Apenas trabalhamos com marcas de referência nesta área, como a Invacare, Sunrise Medical e Karma. Assim sendo as nossas cadeiras são fabricadas com materiais robustos, fiáveis e adequadas para todos os ambientes, e necessidades de todos os utilizadores em geral.

A pergunta mais frequente que deve sentir é: Como escolher uma cadeira de rodas manual? Os nossos técnicos, qualificados e certificados pelas marcas que comercializamos, conseguirão ajudá-lo da melhor forma. No entanto, há alguns aspetos que deve ter em consideração:

Cadeira de rodas manual em Aço ou Alumínio?

A principal diferença entre estas cadeiras de rodas manuais é o peso, sendo as de alumínio as mais leves. Estas cadeiras de rodas tornam-se então mais fáceis de transportar e manobrar, no entanto se pretender algo ainda mais leve tem as cadeiras de rodas de liga leve e ultraleve, que também comercializamos.

Outro aspeto importante é o peso do utilizador que deve ser sempre considerado, uma vez que as cadeiras de rodas têm um peso máximo de utilizador e este não deve ser ultrapassado.

Alguns exemplos de cadeiras manuais de aço podem ser a Breezy 90 ou a Breezy Premium, por outro lado, cadeiras de rodas de alumínio são a Alu Lite, Breezy Style, Style X Ultra. Por últmo, dentro das cadeiras de rodas manuais de liga leve, temos as das gamas Kuschall, Quickie e RGK.

Qual a largura de assento da cadeira de rodas?

O tamanho correto do assento é essencial para um bom posicionamento e conforto do utilizador. Não deve ser nem muito largo nem muito apertado. Para saber o tamanho correto do assento, deve retirar a medida da largura da anca na posição de sentado, numa cadeira plana, sendo que os tamanhos de assentos de cadeira de rodas standarizados são de 40, 43, 45, 48 e 50 cm.

Qual a largura total da cadeira de rodas?

A largura total da cadeira de rodas tem influência na largura das portas do seu dia-a-dia. Neste caso, é fundamental tirar a medida da largura das portas onde a cadeira terá que passar, para depois se escolher a cadeira de rodas com a largura total adequada. A largura total da cadeira de rodas está diretamente relacionada com a largura do assento. Quanto maior for o assento maior será a largura total.

Como escolher o tamanho das rodas traseiras? Grandes ou pequenas?

Em grande parte das cadeiras de rodas, pode optar por rodas traseiras grandes (considerada o modelo tradicional) ou rodas traseiras pequenas.

As rodas traseiras grandes são indicadas em situações em que o utilizador consegue fazer a auto-propulsão, ou seja, tem força e destreza suficiente para controlar, de forma autónoma, a condução da cadeira através das rodas traseiras que possuem aros que facilitam a sua manipulação.

No caso das rodas traseiras pequenas, estas são indicadas para utilizadores com maior grau de dependência e que não conseguem manobrar a cadeira de rodas com os próprios braços. As cadeiras de rodas com rodas traseiras pequenas são chamadas de cadeiras de rodas de trânsito e são utilizadas, na maioria das vezes, no interior de casas (porque têm uma largura total menor) ou em deslocações pequenas como a ida a uma consulta.

Um exemplo de Cadeira de Rodas Manual de Rodas Pequenas (standard) é a Alu Lite.

Cadeira de rodas com pneus pneumáticos ou pneus maciços?

Os pneus maciços não são tão confortáveis como os pneus pneumáticos. No entanto, são mais resistentes e não têm tanto desgaste o que faz com que sejam mais indicados para pisos regulares em zonas interiores.

Os pneus pneumáticos têm uma câmara de ar, que implica o seu enchimento de forma regular e correta, mas são mais confortáveis em pisos irregulares.

Rodas traseiras fixas ou de extração rápida?

Esta é uma característica importante a ter em conta sobretudo para os cuidadores e/ou utilizadores de cadeira de rodas que precisem de transportar a cadeira de forma frequente num automóvel. A extração rápida das rodas traseiras facilita em muito o transporte e o armazenamento das cadeiras de rodas, tornando-a mais compacta.

Um exemplo de Cadeiras de Rodas Manual com rodas traseiras de extração rápida é a Breezy Style.

Cadeira de rodas manual com cruzeta simples ou cruzeta dupla?

A maior parte das cadeiras de rodas tem cruzeta simples. A cadeira de rodas com cruzeta dupla aplica-se em utilizadores mais pesados, com um peso superior a 120 kg. A cruzeta dupla oferece maior reforço e estabilidade à cadeira de rodas, como é o caso de utilizadores obesos.

Um exemplo de Cadeira de Rodas Manual com Cruzeta dupla é a Breezy Rubix2 ou a Topaz.

A escolha de uma cadeira de rodas deve ter sempre o apoio de um profissional de saúde experiente e qualificado, que o ajudará a avaliar todos os fatores necessários para a escolha da cadeira de rodas manual mais adequada às suas necessidades. Nas nossas instalações temos à sua disposição aconselhamento técnico, com diversas cadeiras manuais em stock à sua disposição. Não hesite em contactar-nos.