O que deve ter em conta no momento da escolha de uma cama hospitalar? afirma 04/10/2024

No momento de compra da cama, deve ter em conta algumas características do utilizador que irão ser fator importante na sua tomada de decisão, nomeadamente:

O que deve ter em conta no momento da escolha de uma cama hospitalar?
  • Estado de saúde ou a situação clínica que apresenta – alterações respiratórias, tais como infeções ou doença pulmonar crónica obstrutiva; problemas circulatórios e edemas; Demências…
  • Peso – o peso é muito importante para definir o tipo e dimensões da cama. Utilizadores com peso superior a 160 Kg devem optar por uma cama bariátrica. Ter atenção ao peso máximo do utilizador recomendado pelo fornecedor.
  • Existência de feridas, lesões ou úlceras por pressão – exemplos destas feridas podem ser fraturas do colo do fémur, AVC (derrame cerebral), diminuição ou ausência de força de um dos lados do corpo, cirurgias cardíacas, ortopédicas (fraturas, lesões medulares), doentes paraplégicos.
  • Grau de dependência – é um utilizador independente, semi dependente, dependente. Precisa de um elevado apoio durante o dia e a noite?
  • Qual o tempo previsto que vai ficar na cama – o utilizador ficará na cama articulada 24h/dia, só de noite, noite e períodos durante o dia.
  • Nível psicomotor, orientação e consciência – o utilizador é alguém orientado, desorientado, calmo ou agitado e confuso
  • Outro tipo de informação a ter em conta é o tipo de utilização, ou seja, será uma utilização doméstica, com poucos utilizadores, ou institucional, com muitos utilizadores, em que se deve ter em conta uma cama com uma estrutura mais resistente e duradoura. O perfil do cuidador, profissional de saúde ou familiar, é também considerado algo a ter em conta, pois se o cuidador for uma familiar com limitações de força e movimento ou ainda com outro tipo de problemas de saúde, a escolha da cama articulada pode ser mais direcionada para uma opção em que não seja necessária o esforço físico do cuidador. Por último, outro critério a ter em conta na decisão da cama é a dimensão do estrado. As camas articuladas mais vendidas em Portugal têm duas medidas de estrado: de 190 cm de comprimento por 90 de largura ou a de 200 cm de comprimento por 90 de largura. Se se tratar de uma cama bariátrica apresentas as dimensões de 200 cm de comprimento por 120 cm de largura.
    Notícias relacionadas