Camas articuladas e ortopédicas geriátricas, bariátricas de casal ou individual.
Camas Articuladas afirma 11/04/2022
Camas articuladas

Conheça as nossas camas articuladas com ou sem regulação em altura. Comercializamos camas ortopédicas geriátricas, bariátricas de casal ou por medida e trabalhamos diariamente com marcas de referência como a Invacare, HCaresol e Winncare.

Quais são as vantagens de adquirir uma cama ortopédica articulada / hospitalar?

As camas ortopédicas articuladas ou hospitalares são essenciais para pessoas que se encontram com mobilidade reduzida e que necessitam de passar longos períodos em repouso. As camas articuladas têm inúmeras vantagens face às camas comuns, principalmente ao nível da qualidade do conforto e comodidade do utilizador. Assim, apresentamos as principais vantagens de uma cama articulada ortopédica:

  • Melhor posicionamento do idoso, doentes acamados ou de mobilidade reduzida

As camas articuladas oferecem um melhor posicionamento do utilizador, proporcionando mais conforto e comodidade. Quando à necessidade de fazer as refeições na cama, este pode posicionar-se facilmente e em segurança, apenas com a elevação do tronco. Doentes com alterações respiratórias, tais como infeções ou doença pulmonar crónica obstrutiva, com a elevação do tronco facilita a respiração e a mobilização de secreções. As camas articuladas ortopédicas, também conhecidas por camas geriátricas, têm características muito equivalentes às camas hospitalares.

  • Beneficia a circulação sanguínea

As camas ortopédicas articuladas ou hospitalares permitem ao utilizador alterar e ajustar a melhor posição do seu corpo. A alteração de posição permite aliviar os pontos de pressão, melhorando a circulação sanguínea e evitando a formação de úlceras por pressão.

No caso de doentes com problemas circulatórios e edemas (inchaço) das pernas (membros inferiores) podem facilmente elevar o plano inferior da cama, facilitando o retorno venoso e a melhoria circulação sanguínea.

  • Segurança do utilizador – utilização de guardas laterais

As camas ortopédicas articuladas ou hospitalares são indispensáveis para utilizadores que requerem assistência e vigilância por parte do cuidador. As guardas laterais são essências em situações de risco de queda da cama, como por exemplo em doentes com demência como Alzheimer ou outros problemas cognitivos. Alguns modelos permitem a regulação da altura do estrado ao chão o mais baixo possível, reduzindo as consequências associadas a uma queda.

  • Facilidade em entrar e sair da cama

Grande parte das camas ortopédicas articuladas ou hospitalares permitem a elevação do estrado na zona da cabeceira até 90º. Assim, os utilizadores que têm dificuldade para entrar e sair da cama, ficam na posição de sentado facilitando a saída e entrada na cama. As camas articuladas elétricas de altura variável permitem ainda a regulação da altura do estrado ao chão, tornando mais fácil e segura a entrada e saída do utilizador.

  • Ajudar os cuidadores

As camas ortopédicas articuladas, sobretudo as camas articuladas elétricas reguláveis em altura, facilitam a prestação de cuidados e ajudam a evitar lesões principalmente ao nível das costas dos cuidadores.

Que tipo de camas ortopédicas articuladas ou hospitalares existem?

No mercado, existem atualmente três tipos diferentes de camas articuladas hospitalares, que podem ser usadas em domicílio ou em Instituições.

O primeiro tipo são as camas articuladas manuais, são as camas mais económicas e a regulação do estrado articulado é feita por duas manivelas manuais que se encontram na peseira da cama. As manivelas são ativadas pelo cuidador. Nas camas articuladas manuais a altura do estrado ao chão é fixa e pode-se escolher os pés da cama com ou sem rodas.

O segundo tipo são as camas articuladas semi-eléctricas. Este tipo de cama articulada é semelhante à manual, sendo que a grande diferença está na regulação elétrica da cama, através de um comando multifunções que pode ser usado facilmente pelo utilizador. Neste caso, a altura desta cama é fixa.

Por último, temos o terceiro tipo, as camas articuladas elétricas com regulação em altura. As camas articuladas elétricas são as mais completas e utilitárias. A grande vantagem face aos outros tipos de camas, é a possibilidade de regulação da altura do estrado ao chão, que facilita a entrada e saída do utilizador da cama e a prestação dos cuidados ao paciente por parte dos cuidadores fica mais facilitada. Quando há necessidade de uma altura ao chão o mais baixo possível, devido a certas condições clínicas como o Alzheimer, existem modelos com essa característica (cerca de 28 cm do estrado ao chão).

Movimentos de Trendelenburg e Anti-Trendelenburg (inclinação de toda a cama) são complementos para um bom posicionamento e em situações de edemas (inchaço) dos membros inferiores.

O que deve ter em conta no momento da escolha de uma cama articulada hospitalar?

No momento de compra da cama articulada, deve ter em conta algumas características do utilizador que irão ser fator importante na sua tomada de decisão, nomeadamente:

  • Estado de saúde ou a situação clínica que apresenta – alterações respiratórias, tais como infeções ou doença pulmonar crónica obstrutiva; problemas circulatórios e edemas; Demências…
  • Peso – o peso é muito importante para definir o tipo e dimensões da cama. Utilizadores com peso superior a 160 Kg devem optar por uma cama bariátrica. Ter atenção ao peso máximo do utilizador recomendado pelo fornecedor.
  • Existência de feridas, lesões ou úlceras por pressãoexemplos destas feridas podem ser fraturas do colo do fémur, AVC (derrame cerebral), diminuição ou ausência de força de um dos lados do corpo, cirurgias cardíacas, ortopédicas (fraturas, lesões medulares), doentes paraplégicos.
  • Grau de dependência – é um utilizador independente, semi dependente, dependente. Precisa de um elevado apoio durante o dia e a noite?
  • Qual o tempo previsto que vai ficar na cama – o utilizador ficará na cama articulada 24h/dia, só de noite, noite e períodos durante o dia.
  • Nível psicomotor, orientação e consciência – o utilizador é alguém orientado, desorientado, calmo ou agitado e confuso

Outro tipo de informação a ter em conta é o tipo de utilização, ou seja, será uma utilização doméstica, com poucos utilizadores, ou institucional, com muitos utilizadores, em que se deve ter em conta uma cama com uma estrutura mais resistente e duradoura.

O perfil do cuidador, profissional de saúde ou familiar, é também considerado algo a ter em conta, pois se o cuidador for uma familiar com limitações de força e movimento ou ainda com outro tipo de problemas de saúde, a escolha da cama articulada pode ser mais direcionada para uma opção em que não seja necessária o esforço físico do cuidador.

Por último, outro critério a ter em conta na decisão da cama é a dimensão do estrado. As camas articuladas mais vendidas em Portugal têm duas medidas de estrado: de 190 cm de comprimento por 90 de largura ou a de 200 cm de comprimento por 90 de largura. Se se tratar de uma cama bariátrica apresentas as dimensões de 200 cm de comprimento por 120 cm de largura.