Palmilhas Ortopédicas Personalizadas por CAM

As palmilhas ortopédicas por CAM (Manufaturação Assistida por Computador) destinam-se a utilizadores que, apesar de não terem qualquer patologia, pretendem maior conforto e estabilidade ao caminhar. São palmilhas previamente desenhadas e manufaturadas com os apoios fisiológicos normais, sendo possível, posteriormente, fazer ligeiras retificações, ou adicionar correções.

Os materiais utilizados são EVA’s (Etil Vinil Acetato) com diferentes densidades e são escolhidos na avaliação, tendo em conta vários fatores, como a atividade física e peso. Assim, são produzidas de acordo com as necessidades do utilizador.

A avaliação está sujeita a marcação prévia para assegurar a disponibilidade de um dos nossos ortoprotésicos.

A Ergométrica possui stock de todos os tamanhos para que sejam ajustadas e entregues na data da avaliação.





Descrição

PALMILHAS ORTOPÉDICAS PERSONALIZADAS

A Ergométrica, em todas as áreas, procura acompanhar o avanço da tecnologia e as novidades mais recentes no mercado.
Até à entrega final, os futuros utilizadores das palmilhas ortopédicas personalizadas por CAM são acompanhados pelo nosso ortoprotésico.

Avaliação Postural

A avaliação postural consiste na observação e verificação do alinhamento e mobilidade de todos os segmentos corporais. Esta avaliação é fundamental para a correta adaptação e acompanhamento do uso de ortóteses.

Avaliação Podológica

Na avaliação podológica são estudadas as estruturas anatómicas e musculares que compõem o pé e a sua funcionalidade. Assim, são verificadas diversas características. Por exemplo, a pele, mobilidade articular, força muscular, arcos do pé, dimensões do pé, sintomatologia e patologias associadas. Aqui é realizado o molde do pé em espuma fenólica, a digitalização da planta do pé e a pedigrafia, quando necessário.

Avaliação Baropodométrica

A nossa avaliação baropodométrica computorizada é realizada através de uma passadeira. Esta possui sensores de alta definição que enviam os dados adquiridos para um computador externo, permitindo aos Ortoprotésicos analisar e avaliar. A vantagem da utilização de uma passadeira é permitir a aquisição de dados de forma contínua. Assim, durante o período de tempo e velocidade desejada e mais adequada para cada caso, sendo, portanto, possível avaliar um paciente a andar devagar ou a correr, tanto calçado como descalço.
A análise consiste na investigação do centro de pressões e da pressão plantar exercida nas diferentes áreas da superfície plantar. É feita em 2 ou 3 dimensões, tanto em estática como em dinâmica, o que permite conhecer e comparar, as pressões exercidas no ante pé e retro pé. Ou qual a área do pé que apresenta a pressão máxima ou que membro suporta maior percentagem de peso corporal.

Na análise dinâmica obtém-se um conjunto de resultados importantes, em forma de tabela, comparando lado direito e esquerdo. Por exemplo, parâmetros de rotação dos pés, tempos decorridos no ciclo de marcha divididos na fase de apoio e oscilação. Ou ainda, período de tempo do duplo apoio, comprimento de passo e passada e uma análise dinâmica da distribuição de forças e pressões.

Este tipo de análise quantitativa é fundamental para a deteção de áreas de risco do pé. Assim como para a confeção de ortóteses adequadas a cada caso e para a comparação de resultados ao longo do tempo.

Recomendações

Na entrega das palmilhas será feita a prova e os reajustes, se for necessário. Além disso, é dada uma breve explicação da fase de habituação e cuidados a ter com as palmilhas.

A Ergométrica disponibiliza também um panfleto com informações úteis relativamente às palmilhas ortopédicas personalizadas. Além disso, enviamos por e-mail os relatórios obtidos através da nossa passadeira baropodométrica.

Contacte-nos através do formulário acima para mais informações e agende a sua avaliação.