Elevadores residenciais ou homelifts, interiores ou exteriores, para garantir a acessibilidade entre pisos.
Elevadores residenciais ou homelifts afirma 11/04/2022
Elevadores Residenciais ou Homelifts

Necessita de instalar um elevador residencial na sua habitação?

Com os elevadores residenciais ou homelifts o acesso a diferentes pisos, em cadeira de rodas ou mesmo a pé torna-se possível e fácil. Estes equipamentos são a solução mais completa para garantir a segurança e autonomia a todas as pessoas inclusive com deficiência ou mobilidade reduzida. Solução de acessibilidades mais completa e confortável tanto para os edifícios públicos como privados.

Com mais de 30 anos de experiência no mercado, com um portfólio diversificado de soluções, a Ergométrica possui um vasto leque de soluções ao nível das acessibilidades em edifícios, de diferentes marcas europeias, nomeadamente: Extrema, LV3, Hidral, Lehner Lifttechnik e AreaLift.

Qual a diferença entre um Homelift e os ascensores convencionais?

Os elevadores residenciais ou homelifts são basicamente plataformas elevatórias verticais de tração hidráulica mas que pela sua configuração, aparência e utilização se assemelham muito aos elevadores convencionais de tração elétrica.

Os elevadores residenciais ou homelifts apresentam algumas vantagens consideráveis face aos convencionais, nomeadamente, o preço, a facilidade de montagem (ausência de poço e extra-curso), o tipo de alimentação (monofásica), a ausência de inspeções obrigatórias e a não obrigatoriedade de contrato de manutenção (apesar de aconselhável).

Como desvantagem os homelift têm uma velocidade máxima de 0,15m/s e um ascensor convencional tem uma velocidade mínima de 1m/s.

Que solução é que se adequa à minha situação?

O primeiro passo é perceber qual o tipo de Homelift é indicado para vencer a barreira existente e que esteja igualmente adequado às suas necessidades e, sendo o caso, que tipo de utilização procura como por exemplo se a utilização é para ser feita apenas por um utilizador em cadeira de rodas ou também com o acompanhante com mobilidade condicionada.

Muitas vezes, devido às reduzidas dimensões dos espaços, a instalação de uma plataforma  vertical tem de considerar os diferentes modelos disponíveis. Em termos de configurações e aspeto há sempre um leque de opções disponíveis para melhor adaptação sem comprometer a estética e arquitetura do edifício.

Que informações preciso para ter um orçamento?

O ideal para um orçamento mais fidedigno é agendar uma avaliação ao local, com um dos nossos técnicos. É também possível ter uma ideia de valores através de plantas cotadas, desenhos técnicos ou uma descrição geral de medidas, nomeadamente:

  • Altura a vencer
  • Espaço útil disponível para instalação do equipamento
  • Número de paragens
Qual o prazo de entrega e montagem?

Os elevadores residenciais ou homelifts, por serem equipamentos realizados mediante configurações e medidas específicas, podem ter prazos de entregam que variam de 5 às 10 semanas após confirmação da encomenda e dependendo do seu modelo. Neste caso, a montagem varia consoante o comprimento do equipamento e, por isso, pode demorar até 1 semana e ter necessidades de algumas obras de construção civil.

A sua instalação pode ser realizada numa caixa convencional, em betão ou em alvenaria. Em caso de reabilitação e, sem necessidade de modificar o edifício. Os homelifts podem ser instalados numa estrutura de aço no interior ou exterior dos edifícios.

Quanto tempo tenho de garantia? É necessário contrato de manutenção?

De acordo com a nova Lei em vigor, o prazo de garantia destes equipamentos é de 3 anos, contra defeitos de fabrico, exceto peças consideras de desgaste rápido (como baterias). Estes equipamentos não têm obrigatoriedade à realização de um contrato de manutenção, no entanto é aconselhável para garantir uma melhor otimização do equipamento.

A Ergométrica, com a sua equipa de assistência técnica assegura a manutenção e reparação de elevadores de mobilidade vertical: Extrema, LV3, Hidral, Lehner Lifttechnik, AreaLift e GMV.

Estes nossos serviços tem a certificação EMIE pela DGEG – Direção Geral de Energia e Geologia: EMIE – Empresas de Manutenção e Instalação de Elevadores

Principais razões para a escolha da nossa solução de Homelifts ou Elevadores Residenciais:
  • Instalação rápida e segura, por técnicos certificados pelos fabricantes, estando a Ergométrica Certificada pela APCER com ISO 9001 e ISO 13.485 (Dispositivos Médicos)
  • Acompanhamento técnico especializado em todo o processo
  • Solução económica, segura e confortável
  • Equipamento certificado de acordo com a Diretiva de Máquinas 2006/42/CE, que cumprindo a legislação em vigor sobre a acessibilidade e condições e diretrizes a seguir em espaços e edifícios